Concurso Engenheiro BNDES 2011


O BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES, através do Departamento de Administração de Recursos Humanos, torna pública a realização de Seleção Pública para a formação de Cadastro de Reserva de Pessoal para o cargo de nível superior - Profissional Básico (formação de Engenharia).

Remuneração inicial mensal: R$ 8.423,86
Vagas 200
Inscrições: de 27/01 a 20/02/2011 no endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO
Veja aqui o conteúdo completo da apostila bndes 2011.

LÍNGUA PORTUGUESA
I Ortografia oficial. II Acentuação gráfica. III Crase. IV Flexão nominal e verbal. V Emprego das classes e palavras. VI Emprego de tempo e modo verbais. VII Vozes do verbo. VIII Concordância nominal e verbal. IX Regência nominal e verbal. X Análise sintática: coordenação e subordinação. XI Pontuação. XII Interpretação de texto.


LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS OU ESPANHOL
I Conhecimentos básicos. II Interpretação de textos. III Vocabulário. IV Aspectos gramaticais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
I. Métodos Quantitativos: probabilidade e estatística (distribuições de freqüência; medidas de dispersão; testes de hipótese; ajustamento de curvas; correlação e regressão).

II. Fundamentos Econômicos: microeconomia (teoria do consumidor; teoria da firma; oferta e demanda; elasticidades; equilíbrio de mercado; economias e deseconomias de escala; oferta em mercados competitivos; monopólio e concorrência monopolística; oligopólios; externalidades; categorias de bens: privados, públicos, comuns e naturais). Macroeconomia (contabilidade nacional; produto e renda; componentes básicos do produto nacional; determinação da renda; balanço de pagamentos e regimes cambiais). Desenvolvimento econômico. Formação econômica do brasil. Mecanismos de financiamento internacional. Sistema financeiro nacional.

III. Raciocínio Lógico.

IV. Análise de Empreendimentos: matemática financeira. Análise de investimentos. Contabilidade financeira e gerencial (análise de demonstrativos econômico?]financeiros e de projeções financeiras). Elementos de análise financeira de empreendimentos (estrutura de capital, política de dividendos e análise de risco). Definição do valor das empresas (“valuation”). Mercado de capitais (mercados eficientes, administração de carteira, critérios de diversificação, capm, wacc, derivativos, opções, títulos). Análise de projetos estruturados (project finance): análise de viabilidade do projeto, arranjos de garantia e plano de financiamento. Análise estrutural de indústrias. Análise da concorrência. Vantagens competitivas. Estratégias empresariais. Lei de responsabilidade fiscal.

V. Análise Setorial: compreensão de índices de concentração setorial, estrutura de oferta e demanda do setor, grau de verticalização, grau de abertura do setor, alta/média/baixa tecnologia, grau de internacionalização das empresas, vantagens comparativas dinâmicas, gargalos de infra?]estrutura, gargalos de pessoal, geração de empregos, encadeamento para frente e para trás, políticas de conteúdo local, marco regulatório setorial, fontes de financiamento, parceria público?]privada, dentre outros. Especial atenção deve ser dada para alguns setores: energia elétrica, saneamento ambiental, proteína animal, sucroalcooleiro, petróleo e gás, petroquímico, bens de capital, automotivo, tecnologia da informação, farmacêutico, papel e celulose, logística e transportes, mineração, siderurgia e naval.

VI. Sustentabilidade: impactos socioambientais de empreendimentos. Legislação ambiental (sisnama, processo de licenciamento, código florestal). Mudança do clima (aquecimento global, protocolo de quioto, economia de baixo carbono, perfil brasileiro de emissões). Amazônia: dinâmica do desmatamento e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Eficiência energética. Energias renováveis. Conceitos de responsabilidade social e ambiental. Ética. Conceitos dos principais indicadores sociais.

VII. Inovação: inovação e desenvolvimento econômico. Tipologia das inovações. Processo de difusão tecnológica. Sistema nacional de inovação. Propriedade intelectual. Desenvolvimento de novos produtos.

VIII. Gestão: planejamento estratégico; “balanced score?]card”. Gestão de projetos.

+ PROVAS ANTERIORES DE 2001, 2005 E 2008 COM GABARITO

CLIQUE PARA INICIAR O DOWNLOAD DA APOSTILA BNDES 2011 COMPLETA


Resumo: APOSTILA BNDES PARA DOWNLOAD GRÁTIS. Ultimas Notícias aqui na TemConcursos.ORG veja tudo sobre APOSTILA BNDES PARA DOWNLOAD GRÁTIS.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top