Se você nessas eleições não conseguiu votar e depois disso não pode justificar o seu voto no prazo estipulado pela justiça eleitoral, então será necessário fazer a regularização do seu título eleitoral. Aqui preparamos algumas dicas referentes a este assunto que podem ser úteis a você querido leitor. 

Como tirar o título de eleitor?
Qualquer pessoa que tenha idade maior que 16 anos pode votar sendo o voto obrigatório para pessoas que tenham idade entre 18 e 70 anos e facultativo apenas para os maiores de 16, para os maiores de 70 anos, para os analfabetos e para os brasileiros que residem no exterior. Basta você conferir se a sua idade bate com a idade permitida e providenciar seu título de eleitor para usar do seu direito de voto. Para tirar o seu título de eleitor, você só precisa comparecer a um cartório eleitoral mais próximo e levar os seguintes documentos:
- RG, certidão de nascimento ou certidão de casamento;
- um comprovante de endereço recente;
- um comprovante de quitação do serviço militar (apenas homens com idade entre 18 e 45 anos);
Não votei e não tenho justificativa. E agora?
Dirija-se ao seu Cartório Eleitoral e solicite a regularização. Será cobrada uma multa, arbitrada pelo Juiz Eleitoral, referente a cada eleição em que você deixou de votar e, após a apresentação do comprovante do pagamento, receberá Certidão de Quitação Eleitoral.

Qual o valor da multa por não comparecer à eleição?

Ela pode variar entre 3% e 10% do valor de 33,02 UFIR, ou seja, de R$ 1, 06 a R$ 3,51. O Juiz Eleitoral, no entanto, poderá aumentar até 10 vezes o valor, quando considerado ineficaz, em virtude da situação econômica do infrator.

Como faço para pagar a multa por não ter votado?

Você deve ir, munido de seu Título e RG, ao seu Cartório, onde será preenchida a guia de recolhimento de multa (GRU), que poderá ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil, instituições bancárias ou Casas Lotéricas, de acordo com a guia emitida pelo Cartório Eleitoral.

Para mais informações acesse o site www.tse.gov.br e saiba mais sobre este assunto.


Resumo: Título de eleitor cancelado como proceder. Ultimas Notícias aqui na TemConcursos.ORG veja tudo sobre Título de eleitor cancelado como proceder.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top