17 mil vagas em pauta até 2015

A partir de janeiro de 2012, a Petrobrás terá um total de 17 mil vagas a serem preenchidas por novos concursos públicos, segundo o planejamento estratégico da companhia. E quem deseja ingressar nos quadros da estatal deve estudar constantemente, pois a perspectiva é de que sejam divulgados de um a dois editais por ano. Além do concurso para 350 vagas e cadastro, cujas inscrições serão abertas a partir desta quinta-feira, 24, a próxima seleção já está sendo preparada.


O gerente de Gestão do Efetivo da Petrobrás, Lairton Correa de Souza, explica que oportunidades não faltarão para quem deseja ingressar em uma das maiores empresas do país, desde que o candidato se dedique.


Desta vez, o cadastro de reserva do concurso foi reduzido, mas o gerente explica que a mudança foi fruto de estudos para tornar os processos mais dinâmicos. E que o quantitativo representa o número real de admissões e, por isso, deverá ser totalmente preenchido.


"A nossa ideia é ter, em média, dois processos seletivos por ano. Dentro desse propósito, não há razão para se fazer um cadastro grande se temos uma estratégia e temos conseguido dar nos últimos anos maior possibilidade do candidato concorrer às vagas que divulgamos", explicou. Segundo ainda Lairton, os aprovados no atual concurso começarão a ser convocados assim que o processo seletivo for encerrado, provavelmente em junho ou julho de 2012.


O primeiro questionamento que temos é sobre a alteração do número de aprovados do cadastro de reserva. Por que ele foi reduzido?
Lairton Correa -
 Dos últimos processos para cá, limitamos os cadastros de reserva porque temos a intenção de propiciar que o cidadão brasileiro possa participar dos nossos processos, e temos utilizado o cadastro inteiro. Fizemos as contas e verificamos que temos utilizado o cadastro dentro do padrão e, às vezes, precisamos soltar um novo processo seletivo logo em seguida. 

Então, verificamos que o cadastro com uma vez e meia o número de vagas dá conta de atender de maneira eficiente no prazo estabelecido e suficiente para abrir um novo processo seletivo, se tivermos necessidade. A ideia nossa é ter, em média, dois processos seletivos por ano. Dentro desse propósito, não há razão para se fazer um cadastro grande se temos uma estratégia e temos conseguido dar nos últimos anos maior possibilidade do candidato concorrer às vagas que divulgamos.


O cadastro estava sendo utilizado completamente para alguns cargos e outros, não?
Isso, em uma média, chegamos a essa conclusão. A conta nova que fizemos de uma vez e meia ou, no mínimo, dez é suficiente.

Isso pode ser considerado, então, uma forma de dar mais transparência aos concursos, pois os candidatos saberão se têm condições de serem convocados ou não?
Vamos chamar de um aprimoramento do que a gente fez nos últimos processos seletivos. Os concursos da Petrobrás eram para cadastro, passaram a oferecer vagas e depois a empresa limitou o cadastro a cinco vezes o número de aprovados. Posteriormente, no início de 2011, ampliou para dez vezes e, agora, surpreende com a diminuição do cadastro para uma vez e meia ou, no mínimo, dez candidatos por vaga oferecida. A cada processo seletivo, temos analisado o resultado dele e, quando analisamos focando em propiciar condições ao cidadão brasileiro de participar das nossas seleções, estamos refinando cada vez mais.

A Petrobrás atrai muitos candidatos, geralmente uma média de dez candidatos por vaga publicada no edital. Quais são os cargos mais procurados?
Para alguns cargos, a concorrência vem aumentando, mas a média se mantém, ou seja, de dez candidatos por cada vaga publicada. A tendência vai ser aumentar, porque as pessoas terão uma visão mais clara dos processos seletivos, que serão feitos de forma regular.

Os concursos continuarão com um prazo de validade de seis meses?
Sim, se necessário, poderemos prorrogar o prazo por seis meses. E a expectativa é de que a gente utilize o cadasto de forma rápida. Se admitirmos os aprovados rapidamente, não precisaremos prorrogar por mais seis meses.

O que esse concurso tem de diferente do anterior?
Esse, especificamente, visa a complementar demandas do último processo seletivo, realizado no início de 2011. Em alguns cargos, segundo levantamento das áreas, sentimos necessidades de complementar o processo. Vários cargos oferecidos nesse concurso estavam no anterior, pois esse é uma complementação das demandas. Já estamos fazendo o planejamento do próximo concurso, que deverá ser maior e com outras características.


Então, o processo seletivo do primeiro semestre de 2012 será maior que o atual, já que geralmente o primeiro dos dois concursos feitos pela Petrobrás traz um número de vagas maior?
No começo do ano, a gente tenta atender a todas as necessidades da companhia naquele ano. E, o segundo processo, geralmente é para cobrir novas demandas, que são pequenas.

Sendo assim, já podemos prever que o próximo concurso da Petrobrás será maior do que o atual (para 350 vagas) e atenderá a outras áreas?
Ainda é cedo para afirmar isso porque essa estratégia pode mudar. Mas posso adiantar que já estamos em planejamento para o próximo concurso, mas as áreas, os cargos e o cadastro de reserva ainda são objeto de estudo.

Em que regiões ou estados brasileiros a Petrobrás tem maior necessidade de pessoal?
A ideia é oferecer vagas para todo o Brasil, em todas as localidades onde há uma unidade da Petrobrás. Sempre estamos trabalhando na reposição de pessoas que saem da empresa por aposentadorias ou que desejam ir para outra empresa. E, ainda, quando há uma demanda por uma nova atividade ou uma nova unidade. Geralmente, as vagas são para cobrir todas as áreas da companhia. Mas o maior contingente nosso vai para a área de Exploração e Produção e para a de Abastecimento, nos cargos técnicos e de Engenharia. Já o estado que mais concentra empregados é o Rio de Janeiro, enquanto os demais estão espalhados por todo o território nacional.

Como são feitas as transferências de empregados? A pessoa que é contratada na Petrobrás assina um contrato que diz que ela pode ser transferida para qualquer localidade que a empresa necessitar. A nossa política de Recursos Humanos é centrada em unir o interesse das pessoas com o da organização. Então, quando há a mobilidade das pessoas, isso é bem conversado e discutido. A mobilidade interna é feita ouvindo as pessoas. Não há nada feito de forma forçada. Mas, claro, o candidato presta o concurso para uma vaga nacional (somente no caso dos cargos de nível superior). Se aprovado e só tem uma vaga para Manaus, ele terá que trabalhar lá.

Outra dúvida dos candidatos é quanto à mudança de cargo. Alguns têm formação superior e são aprovados em cargos de nível médio/técnico e questionam se é possível ocupar outra função.
É preciso ficar claro que a mudança de cargo de nível médio ou médio/técnico para o superior pressupõe a participação em um novo concurso público. Isso, às vezes, não fica claro para o candidato. Eu mesmo prestei concursos públicos duas vezes para a Petrobrás.

Qual a programação de novas admissões?
Pelos novos estudos da companhia, pensando o nosso planejamento estratégico, já prevemos o nosso efetivo até 2015. Assim, temos uma perspectiva de 17 mil novas admissões a partir de 2012. Faremos de um a dois concursos por ano para atender a essa demanda, considerando somente a holding, sem consideramos as subsidiárias. Atualmente, estamos com cerca de 58 mil empregados e vamos chegar em 2015 com cerca de 76 mil.


Quais dicas o senhor, que já foi aprovado em dois concursos públicos da Petrobrás e é gerente dos efetivos, pode dar para quem deseja ingressar na estatal?
O candidato que se propõe a entrar em um processo seletivo desses deve conhecer o mínimo que a empresa busca e como ela encara a seleção. Se ele buscar as provas anteriores, saberá o direcionamento dos questionamentos. O conteúdo programático serve com uma boa base de estudos e não adianta se preparar na véspera. Para trabalhar na Petrobrás, como em qualquer outro concurso, é preciso estar estudando e com o conhecimento atualizado. Após a inscrição, é preciso ler o edital atentamente. E, no dia da prova, comparecer ao local determinado com todos os documentos exigidos. Além de ir com roupas confortáveis, pois isso também vai ajudá-lo.

Qual a previsão de admissão dos aprovados no atual concurso?
O resultado deve ser divulgado no início de março (dia 1º) e, depois, começamos a etapa dos exames biopsicossociais, que dura cerca de dois meses. Então, podemos dizer que a admissão dos aprovados será realizada a partir de junho ou julho de 2012. Depois disso, os funcionários passarão pelo treinamento.


Resumo: CONCURSO PETROBRÁS 17 mil vagas em pauta até 2015. Ultimas Notícias aqui na TemConcursos.ORG veja tudo sobre CONCURSO PETROBRÁS 17 mil vagas em pauta até 2015.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top