Inscrições FIES 2012. Criado em 1999 durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa destinado a financiar total ou parcialmente a graduação na educação superior de estudantes que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação. Para candidatar-se ao Fies, os alunos devem estar regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no programa e com avaliação positiva nos processos avaliativos do MEC.


É um financiamento subsidiado pelo governo federal, com taxas de juros de 6,5% a.a. (abaixo da SELIC) e com carência de 18 meses (1 ano e meio) após a conclusão do curso para o início da cobrança. O prazo para pagamento é análogo ao tempo do curso (Exemplo: Se o curso teve duração de cinco anos, esse será o prazo - após a carência - que o aluno terá para quitar seu empréstimo).


Está em tramitação no Congresso Nacional projeto de Lei que amplia o prazo de carência para 36 meses (3 anos), além da diminuição da taxa de juros para 4% ao ano.
Diferente do Prouni, o Fies atende estudantes que desejam matricular-se em instituições de ensino superior privadas de grande renome, mas que não tem condições financeiras para arcar os custos, geralmente altos. Essas instituições, por serem disputadas, não possuem "sobras" de vagas para aderir ao Prouni, que é uma bolsa - parcial ou total - gratuita dada pelo governo federal em instituições onde há sobra de vagas e cuja mensalidades são mais em conta.


Como fazer matricula Fies 2012.
O Fies é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal. Todas as operações do processo seletivo, da adesão das instituições de ensino e inscrição dos estudantes à divulgação dos resultados e entrevistas, são realizadas pela Internet. Isso traz comodidade e facilidade para os participantes e garante confiabilidade em todo o processo. Os critérios de seleção são impessoais e objetivos.


Para se inscrever no Fies 2012 acesse o site da Caixa Econômica Federal em www.caixa.gov.br e faça sua inscrição. 

Resumo: FIES 2012 INSCRIÇÕES. Ultimas Notícias aqui na TemConcursos.ORG veja tudo sobre FIES 2012 INSCRIÇÕES.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top